Pug (Também conhecido como Carlin ou Mops)

País de Origem
Essa raça surgiu na China a mais de 4 mil anos. No século XVI o Pug foi levado a Holanda e assim criando muitos admiradores da nobreza. Apos o século XVIII, a raça já era querida na maioria dos paises europeus, como continua até hoje.

Peso
6.3 kg a 8.1 kg.

Comportamento e Temperamento
Charmoso, digno e inteligente. Equilibrado, feliz e de muita disposição.

Proporções
Cabeças: Larga, redonda, não em forma de maça.
Crânio: Sem sulco. Rugas claramente definidas.
Focinho: Curto, truncado, não arrebitado.
Olhos: Escuros, muito grandes, de forma globular, expressão doce e afetuosa, muito brilhantes e quando o cão esta excitado, cheios de fogo.
Orelhas: Finas, pequenas, macias como veludo preto. Há dois tipos: orelha em rosa, pequena, caída que se dobra para trás e descobre o pavilhão auditivo externo, orelha em botão, caída para frente, como a extremidade junto ao crânio, de orelha e direcionada para os olhos. A preferência é dada às ultimas.

Pelagem
Pelo: Fino, liso macio, curto e brilhante, nem duro nem lanoso.
Cor: Prata, abricó, fulvo ou preto..

Conselhos
Cuidar de um Pug não exige muito trabalho. Bastam escovações diárias para tirar o pelo morto e limpeza semanal nas orelhas e principalmente nas pregas acima do nariz, que devem permanecer limpas e secas para evitar assaduras, mau cheiro e proliferação de fungos. Um banho uma vez por mês já é suficiente.
Os olhos do Pug merecem atenção especial. Pois, por serem grandes estão sujeitos a pequenos acidentes.
Por ser uma raça de focinho curto o Pug pode reagir mal ao calor e ter dificuldades para respirar, o Pug sempre deve ser protegido do calor. Em dias muito quentes, caso haja algum problema, é bom refrescar o cão com toalhas molhadas em água fria e, se puder, ligue também um ventilador. É importante lembrar que o Pug nunca deve ficar em um carro com janelas fechadas, nem mesmo por pouco tempo.








 
     
Canil Bons Fluidos 2000 - 2002 © Todos os direitos reservados
design by LETTI