EDUCAÇÃO ALIMENTAR

Bernese Mountain Dog
Pug

Ensine seu cão a comer na hora e na quantidade

Ao falar em alimentação, a primeira idéia que vem à cabeça é referente ao balanceamento do alimento oferecido ao cão. É claro que este fator é de suma importância, no entanto, não podemos esquecer de outro fator não menos importante: a rotina de alimentação do cão.

Uma destas rotinas diz respeito aos horários da alimentação. Estar atento à hora das refeições do animal auxilia o proprietário a ter maior controle sobre a saúde e o apetite do cão, além de o acostumar com o dia-a-dia do proprietário. "A rotina de oferecimento do alimento em quantidades regulares, em horários pré-estabelecidos para as refeições, faz com que o organismo do animal se acostume e se prepare naqueles determinados momentos, para produzir as enzimas e os sucos gástricos necessários à digestão em quantidades suficientes , e o resultado disto é uma digestão mais eficiente e portanto, um melhor aproveitamento dos nutrientes que estão presentes no alimento que é oferecido ao animal" ressalta a veterinária, Viviane Rossini.

Além de evitar diversos males à saúde do cão, como problemas de pele, desnutrição, obesidade e problemas intestinais, uma alimentação regrada também será o indicador para possíveis problemas a até desvios nutricionais.

Para conseguir a obediência do cão no momento da alimentação é preciso ensinar a ele alguns comandos básicos. Esse condicionamento pode começar a partir do desmame e começará a surtir efeitos a partir do terceiro mês de vida, quando o cão já desenvolveu o suficiente para aprender com eficácia os ensinamentos. O treinamento é simples e pode ser feito por um treinador especializado ou até mesmo pelo dono do animal.

Quando o cão não respeitar os horários latindo para demostrar que quer comer, seja firme já que decidiu ensiná-lo, porque senão o cão ficará mal acostumado e latirá todas as vezes que quiser comer fora dos horários.

O treino do cão pode revelar-se uma tarefa difícil e o resultado favorável desse treinamento depende em grande parte do esforço do dono. Obedecer os horários é a regra básica para que o cão entenda que há um momento certo para a alimentação. A recompensa após o treinamento pode ser bastante gratificante quando você perceber que seu cão além de obediente é saúdavel.

Revista "Melhor Amigo"

 

Labrador Chocolate
Labrador Chocolate
Dálmata
Dálmata
Basset Hound
Bernese Mountain Dog

Pug
Basset Hound
 



 
     
Canil Bons Fluidos 2000 - 2002 © Todos os direitos reservados